6/15/2016

Pipoca Doce

   Eita que esse meis tá lascado de tanta receita boa sô!
   A receita de hoje do nosso mês especial de Festa Junina é Pipoca Doce, super crocante e doce na medida certa, essa merece ir pro seu caderninho de receita!


   Esta receita é bem fácil de fazer, só requer atenção aos ingredientes, pois se trata mais de uma receita de proporções de ingredientes do que medidas pré-fixadas. Vamos explicar melhor, esta pipoca é feita na panela comum ou na pipoqueira, aquela panela que tem a manivela para mexer o milho, então você precisa saber em primeiro lugar, quando você faz pipoca salgada qual o copo, xicara, qual à medida que você usa para encher sua panelinha de pipoca sem transbordar, pois essa medida é o ponto inicial para as proporções dos nossos ingredientes. Eu uso um copo de geleia de medida para o tamanho da minha pipoqueira, o copo cheio até a boca é a medida exata da minha panela, então vamos ver os ingredientes e entender melhor esta questão de proporções:




1- 3/4 de “copo” de milho de pipoca de boa qualidade de preferência o milho Premium. Não usaremos o copo cheio para que pipoca tenha espaço para estourar na panela
2- 3/4 de “copo” de açúcar, a mesma medida que usamos de milho
3- 1/2 “copo” de água
4- 1/4 de “copo” de groselha, vai dar uma corzinha linda da nossa pipoca, além de um sabor incrível
5- 1/4 de “copo” de óleo

Modo de preparo:
   Lembrando novamente que não vamos usar o copo cheio milho, pois precisamos de mais espaço para que eles estourem, pois nosso milho estará envolto em um caramelo formado pelo açúcar que irá dificultar seu trabalho de estourar. Vamos enfim ver como fazer nossa deliciosa pipoca doce, muito simples, coloque todos os ingredientes na panela ou pipoqueira de uma misturadinha e leve ao fogo de médio para alto até que comessem a estourar as pipocas, dai abaixe o fogo para quase no mínimo para não queimar. O truque desta pipoca é que não se pode parar de mexer mesmo enquanto estiver estourando, assim garantimos que nosso caramelo de açúcar não endureça e não queime. Se você estiver utilizando a pipoqueira é mais fácil basta ficar movendo a manivela e pronto, se você não tiver a pipoqueira e usar uma panela comum também dá certo, é só tampar a panela e ficar chacoalhando a panela o tempo todo garantindo que a mistura lá dentro esteja sempre em movimento. Conforme a pipoca estoura vai ficando mais durinho de mexer, isso é normal, pois a panela tá ficando cheia de uma deliciosa pipoquinha. Quando parar de estourar a pipoca desligue o fogo e abra com cuidado a panela para não se queimar, espalhe a pipoca dentro de uma assadeira para que esfrie, o caramelo da pipoca sai muito quente e molinho ainda, precisa esfriar para endurecer e ficar bem crocante. Quando a pipoca já estiver esfriado está pronta para ser deliciada!